Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

lição 9-Trabalhando na Judeia

Trabalho na Judéia
 Enfoque bíblico
“Depois disso, Jesus e os
Seus discípulos foram a da
Judéia. Ele ficou algum tempo com
eles ali e batizava as pessoas.”
João 3.22

                           Fique alerta

A Judéia é uma das três divisões do território da antiga Palestina, ela é uma região localizada a oeste do mar Morto, entre o mar Morto e o mar Mediterrâneo, estendendo-se ao norte até as colinas de Golan e ao sul à faixa de Gaza, sendo estas, atualmente, regiões em contínuo conflito entre Israel e Palestina. Essa foi uma região que Jesus fez muitos milagres. O nome veio de Judá, do patriarca e da tribo com esse nome. Outras características da região eram as colinas e os vales. Jerusalém, Belém, Jericó, Arimateia, Emaús, Enom, Salim, Betânia, Azoto, Jardim do Getsêmane, Monte das Oliveiras, Tebeiro de Cedrom são exemplos de cidades, vilas e locais dessa região, mencionados nos Evangelhos, por ser nessa região que Jesus ministrou as curas e os ensinos que veremos nesta lição.

                           Palavra viva

Depois do batismo de Jesus e da tentação, Jesus assim como já falamos nas lições anteriores, Ele começou Seu ministério público. Esse ministério preliminar na Judéia foi registrado por João, foi quando nos deixou umas das maiores doutrinas, que foi a pureza e a reverencia no templo. Quando ELE ficou irado e começou a mostrar que a casa de SEU PAI não era lugar de comercio e sim lugar de adoração ou seja aquele lugar foi construído por Salomão para ser um lugar único, onde as pessoas iam adorar ao Senhor. Mas não era isso que estava acontecendo ali, o povo ia ali para comercializar, ao invés de adorar. Quantas das vezes isso esta acontecendo em nossas igrejas, fazem do templo do Senhor um local de comercio, onde fazem mais divulgação de seu material do que do próprio Senhor Jesus, onde muitos acham que são eles que fazem tirando a atenção dAquele que e digno de todo louvor, e em João ELE nos deixou bem claro isto, que o templo  do Senhor foi feito unicamente para adorarmos ao Senhor nosso DEUS, não vamos deixar nada tirar o foco real de nossa mente, quando for a Casa de Deus vá unicamente para adorar ao Senhor Jesus. Nos temos que ter reverência no culto.
As parábolas de Jesus

              Jesus   ensina a obedecer
“... 
O pai foi falar com o filho mais velho... Ele respondeu: Eu não quero ir. Mas depois mudou de idéia e foi. O pai deu ao outro filho a mesma ordem. E este disse: Sim, senhor. Mas depois não foi.”(Mt 21.28-32)
Em diante a esta palavra não poderíamos deixar de comentar, da obediência. Que temos que obedecer, em efésios cap. 6 fala a respeito do filho que honra a seu pai terreno que os seus dias são prolongados agora querido leitor imagine, se obedecemos nosso pai terreno temos os dias pronlogados imagine quando obedecemos ao NOSSO DEUS aí eu vejo algo bem diferente pois não temos só os dias prolongados mais uma eternidade com DEUS, se Adão e Eva tivessem obedecido ao SENHOR não comendo do fruto daquela árvore com certeza ele estariam no jardim, mais tudo foi conseqüência da desobediência e quantas vezes vemos isto acontecer pais não permitem a seus filhos algo mais eles fazem escondido e muita das vezes acabam vendo que a melhor opção era a do pai assim e o nosso DEUS, ELE tem o melhor para cada um de nós então vamos aprender essa palavra e colocar em prática. O. B. E. D. E. C. E. R

              2  Parábolas dos trabalhadores maus

Jesus conta essa historia por uma parábola, mostrando muitas das vezes como os judeus o tratavam, um senhor mandou um de seus servos para receber o fruto de uma safra de uva, então os trabalhadores maltrataram aquele servo e assim aconteceu com os outros servos e enviou os seu único filho achando que os trabalhadores iriam o respeitar, mas pior que isso foram e mataram o filho daquele senhor e o senhor preparou um exercito e foi e matou aqueles que haviam matado seu filho.(essa parábola se encontra em Marcos 12)
E assim vai acontecer com na terra com aqueles que não aceitaram Jesus como seu próprio salvador, não ira habitar no céu e vai ser lançado no inferno depois do dia do juízo não vai haver mais jeito, hoje você tem oportunidade de habitar no Céu ao lado de Jesus. Que tal???????????
Esta parábola representa DEUS para com os homens, ELE mandou vários homens antes de CRISTO homens como Moises, Josué, Isaías, Jeremias e outros homens que traziam as verdades de DEUS anunciavam os preceitos de Deus mais quantas das vezes rejeitado pelo seu público, homens que por mais que tentassem não conseguiram atingir o auge da perfeição foi quando DEUS mandou o seu único filho a ESTE o prenderam O maltrataram deram um castigo o qual não era para ELE e sim nós que o merecia-mos, a morte de cruz mas tudo isto para que nos estivéssemos aqui podendo ter a certeza de uma vida eterna com Deus, que e também só através de CRISTO JESUS não tem outro jeito por mais que o mundo tente nos enganar CRISTO É O CAMINHO.

                    3  Parábola das bodas

 E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas. Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu trafico; E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.( Mt 22. 3-14)
Esta parábola diz respeito aqueles que são convidados para a grande bordas o grande banquete que iremos saborear com o nosso SENHOR, porque o Noivo e CRISTO e nos a igreja somos a noiva de CRISTO  e em breve vamos entrar para as núpcias, mais muitos são chamados mais não querem se participantes desde enlace cerimonial, mais quem não quer vai ser lançado num lago de fogo, que vai ser uma morte sem Cristo. PARA E PENSE!
Em que direção você está indo!!!!!

                    4  Parábola do servo vigilante

“E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá”(Lc 12 v42-48)
A bíblia relata a parábola de dois tipos de crentes o prudente que obedece a palavra de DEUS e é tido como bem-aventurado. E o outro que e mau e vive pecando. O primeiro e aquele que apesar do outros ele não vê o SENHOR como tardio e continua a obedecer as ordens de SEU SENHOR, fazendo a Sua Vontade guardando os Seus mandamentos, já o segundo vive uma vida nercia vivendo como que o Senhor não fosse voltar, vive uma vida de pecado até dentro da igreja anda de qualquer maneira, muda o seu jeito de adorar o Senhor, vive para si, e quantas vezes serve de escândalo para a casa de Deus, ei querido não faça como este mais viva uma vida digna diante de Deus por que JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!!!!
5  A parábola das 10 virgens
(Mateus 25) 1 Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. 3 As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. 5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. 6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. 7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. 10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
Cinco estavam preparadas e as outras cinco não, cinco tinham aceite em suas lâmpadas e as outras não,  o aceite e o símbolo da presença de DEUS na vida do crente, nos não podemos ser como as loucas mais temos que viver preparados para este grande dia o qual ouviremos aí vem o noivo temos que estar com as nossas botijas cheias sempre atentos. A bíblia diz que a meia noite ouviu-se um clamor ai vem o noivo, a meia-noite e um fim de um dia e o começo de um novo dia, e um começo de um novo tempo para aqueles que vão ser participantes da eternidade com o pai, um fim de uma vida de lutas mais um começo de um novo tempo. E um tempo de vitorias para uns e derrotas para outros, não esteja desapercebido pois CRISTO ESTA VOLTANDO E VOCÊ ESTARA PREPARADO PARA ESTE DIA.

                Pergunte a Jesus e ELE responde

a) devo pagar imposto?

“Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.”(Lc 20.25)
Devemos sim pagar imposto o próprio Jesus disse isso, e é um absurdo os crentes muitas das vezes com o nome na praça, não paga nada que testemunho de crente é esse ? Devemos obedecer ao homem isso é quando não atinge nossa vida espiritual. Devemos dar ao imperador o que e do imperador e a Deus o que e de Deus não podemos roubar do Senhor como podemos roubar do Senhor nos dízimos e nas ofertas, muitos crentes não estão sendo abençoados por estarem tirando o que e do Senhor, não tem dado a décima parte do que ganham ao Senhor isto é bíblico querido leitor, quantos dão mais ao diabo do que a Deus, com bebidas, uma vida de formicação, etç, então faça prova do Senhor comece a ser dizimista caso não seja e veraz o quanto Deus É FIEL. 

b) O céu vai haver casamento

Vejo dentro do contesto bíblico, muitos tentaram confundir a Cristo, mas se esqueceram que ELE era e é Deus, e certa vez os saduceus não criam na ressurreição, então perguntaram para nosso Mestre como seria lá no céu,a respeito de quem tivesse casado mais de uma vez após ter ficado viúvo, então Jesus respondeu:
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus. (Mc 12.24-25)
Lá no céu querido seremos como os anjos termos novas vestes novos corpos e adoraremos aquele que e digno de toda honra ,gloria e louvor, ALELUIA.

c) Qual é o maior mandamento

Um fariseu certa vez perguntou ao Senhor qual o maior mandamento da bíblia e logo o Mestre citou: “Amar ao teu Deus acima de todas as coisas.” “Ama seu próximo como a si mesmo”
Queridos quantas vezes falarmos que amamos a Deus sendo que não há amor pelo próximo e interessante paramos para pensar nisto como podemos amar a quem não vemos se não amarmos quem está ao nosso lado, a bíblia diz nas palavras de Jesus que conheceram quem somo se amarmos uns aos outros, temos que colocar isto em pratica então vamos expressar o amor pelas almas, vamos nos preocupar com o necessitado aí verão que não só pregamos mais vivemos o evangelho de CRISTO se não cumprimos o segundo mandamento como cumpriremos o primeiro grande mandamento, certa vez chegou um jovem perto de Jesus dizendo que conhecia os mandamentos desde pequeno e o Senhor mostrou para ele que não, quando falou vai vende tudo o que tem e dá aos pobres, ele não pode pois o seu coração estava nos bens terrenos. Aonde está o seu coração.

                           Milagres na Judéia

                           1* Cura aos cegos

Um exemplo é aquele cego que ficava na saída de Jerico, e ele ouvira falar que um homem que curava iria passar por ali, ele não enxergará, como ia fazer para pedir a cura ao Mestre, ele usou o que ele tinha quando a multidão estava vindo, aquele cego começou gritar: Jesus filho de Davi tenha misericórdia de mim. Cristo veio ao encontro dele e o curou. Muita das vezes e assim querido estamos querendo algo da parte do Senhor mais em meio ao publico que torce contra desistimos paramos a nossa caminhada, mais temos que ser como este cego que parece ser movido ao contrario quando mais falam para pararmos mais nos alicerçamos em CRISTO.  
Hoje Cristo que fazer um milagre só basta você chamar a ELE e ELE vai te atender e dar tua vitória.

                      2* Vitória sobre a morte

 Jesus demonstrou várias vezes o seu poder sobre a morte. Uma dessas demonstrações aconteceu com Lazaro amigo de Cristo. Ele havia morrido havia 4 dias, segundo uma tradição hebraica até o terceiro dia o morto poderia viver então o choro só havia a parti do 4º dia, foi aí que nosso Deus mostrou que não a Deus como ELE. Quando Cristo chegou ali ELE chorou não pela morte de Lazaro, mas pela incredulidade da multidão. Então ELE chamou a Lazaro, e Lazaro veio para fora com vida esse é o nosso Mestre que faz o milagre não importa que situação você esteja passando eu sei que Cristo pode falar contigo tirar esta pedra e você vê a ressurreição do seu milagre, se  você acreditar o sobrenatural irá acontecer. Todas as coisas são possíveis ao que crer; 

                        3* Paralitico de Betesda

Um homem próximo ao tanque de Betesda, que há trinta e oito anos se achava enfermo, um homem que podemos dizer frustrado na vida, não muitas das vezes cria que a vitória ia chegar,não tinha mais esperança. Foi quando Cristo perguntou o que ele queria ele mostrou suas dificuldades, falou de seu problema, quantas vezes e assim o MESTRE quer trazer a solução para o teu viver e você só fala das dificuldades e se esquece de quem está ao seu lado, de quem está contigo no teu barco, foi quando ele falou que queria ser curado e Cristo lhe curou, aquele homem que não tinha solução agora andando, saltando e louvando ao Senhor.
"Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda? E o que fora curado não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão" (João 5:12,13).

                              Perseguição acirrada

Jesus foi perseguido, morto na cruz para nós estarmos aqui hoje então vamos dar o nosso melhor para Deus
A medida que o ministério judaico de Jesus caminhava para o seu final, a perseguição ao Senhor se acirrava.Varios eram os motivos alegados pelos judeus que justificavam sua morte:
·         A cura do paralitico de Betesta, com a instrução de Jesus de que tomasse sua a cama e fosse para casa, apenas um de vários milagres
·         Jesus declarou-se igual ao Pai
Na Judéia e Pereia, Jesus obteve seu preparo final para o ministério.Seu trabalho na Judeia antes da prisão de João, foi demonstração de que mesmo em treinamento não podemos parar.No final de seu ministério terreno nessa região, ensinou por parábolas,respondeu perguntas, muitas das quais tentadoras,curou várias doenças e até Lázaro ressuscitou. Por isso crescia a fúria de seus opositores.
Então vamos dar continuidade ao que Cristo nos designou.
A paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário