Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

lição 12- Triplo ministerio

                     Triplo ministério
                     Enfoque bíblico 


  “Jesus andava visitando todas as                                                                                                                                                                                cidades e povoados. Ele ensinava                                                                                                                                                                        Nas sinagogas, anunciava a boa                                                                                                                                                            notícia sobre o Reino e curava todo                                                                                                                                                         tipo de enfermidade e doenças                                                                                                                                                           graves das pessoas.”
MT 9.35

                                           Fique alerta

   Jesus ensinou, curou muitos doentes e libertou os oprimidos pelo diabo. Os Evangelhos dão exemplo dessas maravilhas o quais ELE fizera. Ele curou o corpo a alma e o espírito de muitas pessoas. Aonde Jesus vai, a doença e o maligno recuam. Jesus também ministrou a toda necessidade humana, aos famintos deu o que comer.
  Ele não só fazia isso no tempo de seus discípulos, como faz em nossos dias, Ele dá dom para que as pessoas trabalhem em sua obra realizando milagres e maravilhas para que seu nome seja exaltado, hoje Ele quer te usar em sua obra. Se Deus te chamou para fazer a obra DELE aqui na Terra, não para que possamos aparecer, mas para sairmos de cena para deixar Deus entrar em cena. Pois tem muitas pessoas hoje que se consideram o “pop star”, a estrela da noite, o culto não acontece sem ela, mas estão enganados, pois só há uma estrela que é Jesus, para Ele que é nossa adoração. Pois Jesus não só fez como continua a fazer milagres, e isso e só para quem tem fé. “A alguma coisa demasiadamente impossível para Deus, todas as coisas são possíveis ao que crer. Então creia que tudo e possível aleluia gloria a Deus, pois e merecedor de toda honra e gloria amém.

                                           Palavra viva

Nesta lição, estudaremos sobre o triplo ministério de Jesus. ELE ENSINOU, CUROU E LIBERTOU MUITAS PESSOAS. Seu ministério foi completo e frutífero. 
Na sinagoga em Nazaré (e um local onde os judeus se reúnem, ou seja, um local de culto, Por volta de 750 a.C., o reino foi dividido em dois: Israel a norte e Judá a sul. Em 722 a.C, o reino do norte foi devastado pelos Assírios e séculos depois, o reino do sul foi conquistado pelos Babilônios (em 587 a.C.). Em 539 a.C., aqueles que regressaram à sua terra natal passaram a ser, desde então, conhecidos como judeus (de Judá e Judéia).
Foi depois do regresso do exílio na Babilônia que o formato da religião que hoje conhecemos começou a se desenvolver. O culto passou a centrar-se na sinagoga, um hábito adquirido na Babilônia devido à inexistência de um templo. A sinagoga passou a funcionar como um ponto de encontro dos judeus para as orações e para a leitura das Escrituras.
E foi na sinagoga que Jesus achou a profecia de Isaias e leu:
“O Senhor Deus deu o Seu Espírito, pois me escolheu para levar boas novas as pobres..”
E Cristo disse:
“Hoje essa palavra veio a se cumprir.”
Ei hoje Deus derramou seu Espírito sobre nós e nos escolheu para anunciar sua palavra em meio ao mundo o qual vivemos. 
Hoje Deus te chama para trabalhar em sua obra ser um vaso nas mãos do Todo Poderoso. Ele quer te usar, mas para isso a única coisa que Ele requer e que você se abra para Ele (entregue seu coração nas mãos DELE). Entregue sua vida para Ele.

                             .Como Jesus ensinava.

Aos doze anos Jesus, estava em meio ao doutores, os ensinando as leis mostrando uma lição que a te hoje devemos ter – lá como um fundamento. Não sabemos tudo, nem nada. Aquelas pessoas conheciam a lei, mas Jesus estava os ensinado. E Jesus sabia muito as escrituras como Nicodemos, e Jesus deixou alguns fundamentos:

a) Não julgar (Mt 7 1-5)

Jesus nós ensina que não devemos julgar o próximo. Não pense mal das pessoas.
Quantas vezes as aparências enganam, e o que pensamos ser um erro é o que está certo nos outros.
Não julgue para não ser julgado!
Se você estivesse na situação “dele " talvez fizesse pior, e não gostaria que o julgassem mal...
Não faça aos outros o que não gosta que os outros façam a você.

b) A generosidade de Deus

(Podemos tocar a palavra generosidade por graça.)
O que é a graça de Deus?                              A graça de Deus é o que nós faz todo dia levantarmos e respiramos, resumindo viver. É pela graça de Deus que nós pecadores vivemos pela graça de Deus, um povo, uma geração pecadora Deus ainda tem graça sobre nós. Como podemos retribuir essa graça? É quando dobramos nossos joelhos não só pedir e pedir, mas também agradecer (isso ainda e pouco comparado com o que Ele fez mandar seu filho unigênito aqui na terra para morrer em nosso lugar, e não a nada que possamos fazer além de dedicar nossa vida para ele nosso criador que nos ama.) a Deus e pregoar sua graça para que toda a criatura ouça.

c) Tratamento recíproco

Jesus deixou bem claro uma coisa em seu ministério, que é que não façamos aos outros aquilo que não queremos que façam conosco, o seja:
“Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Gálatas 5.14

d) Era diferente

Jesus se dirigia sua palavra ao povo de tal forma que penetra o mais profundo da alma, mas porque Ele fazia isso?
Não só porque era o Verbo que fez o mundo, mas para mostrar para nós que tudo depende do Espírito Santo. Quando vemos muitas das vezes pessoas que tem um curso de teologia, as vezes não sentimos a presença de Deus, mas as vezes vem um lá do ultimo banco, muitas das vezes não tem estudo,  mas o mais importante tem que é a presença de Deus. Não adiante ter curso de teologia não tendo a presença de Deus, não estou falando que curso de teologia não é bom, mas sim que não vai adiantar de nada se você não tiver a presença Dele, você vai estar fazendo igual lata vazia só barulho. E se você ainda não e batizado com o Espírito Santo busque a Ele vai vim ao seu encontro e fará grandes coisas na sua vida
e) Cativava a atenção
Na sinagoga Jesus ensinava Isaias 61 e Lucas registrou:
““... Todas as pessoas ali presentes olhavam para Jesus sem desviar seus olhos Dele... ””
Saber o porque das pessoas não desviarem sua atenção Dele?
Pois Deus derramou sobre ele Seu Espírito de tanto poder que as pessoas não conseguiam deixar de ouvir sua palavra, pois era uma palavra bela que era da tocar aos corações do ouvintes.

f) Utilizava métodos variáveis

Como bom mestre Jesus sempre usou métodos variados de palavra. Como assim?
Horas Jesus trazia uma palavra direta, para o mundo dura e outras reflexão pois o Espírito Santo se Manifestava em Jesus

Curas realizadas   
   
a) curava o corpo

. O grande amor que Jesus tinha pelas pessoas era indescritível, incomparável  não há amor melhor que esse que compadecia das necessidades das pessoas pois tinha um grande amor por elas, mesmo sendo pecadores Jesus nós ama de tal maneira, que morreu na cruz para nós salvar.
. Dentre a multidão, surgiu um homem chamado Jairo que era chefe da Sinagoga, como tal era responsável por todos os detalhes relacionados ao preparo da mesma para os cultos e outras atribuições inerentes ao cargo. Prostado aos pés de Jesus, Jairo implorou que Ele fosse a sua casa para ver a sua filha que estava prestes a morrer. Diante daquele apelo dramático, Jesus encaminhou-se para lá seguido pelos discípulos e pela multidão que dificultava a sua locomoção. De repente, uma mulher que tinha gasto todos os seus recursos com médicos e remédios na tentativa de ficar curada de uma enfermidade, caracterizada por um constante fluxo de sangue, tocou na orla do vestido de Jesus e ficou boa na mesma hora. Ela já tinha ouvido falar sobre os milagres e curas de Jesus e não perdeu tempo, pois aquela talvez fosse a sua única oportunidade. A fé dela era tanta que ela pensara consigo mesma que um simples toque no vestido de Jesus seria suficiente. Por que ela não se dirigiu a Jesus de maneira clara na frente de todos? Por que tanto acanhamento? Por que tamanha discrição? Porque de acordo com a Lei (Levítico 15.25) três tipos de doença separavam o homem do convívio com a sociedade: quem estivesse com lepra, quem tivesse tido contato com mortos e quem estivesse com hemorragia.
Ela nem poderia estar ali no meio da multidão, nem de fazer o que fizera. Jesus sabia que aquela mulher estava infringindo a Lei. Mas Jesus permitiu, porque ali estava alguém é era maior do que a Lei. Jesus é o Autor da Salvação. O contato com a mulher impura não o fez impuro, pelo contrário, ela foi purificada com o Seu poder.
A mulher, sentindo que tinha sido curada e temendo ser repreendida por Jesus por estar entre a multidão naquelas condições de impureza, esgueirou-se pelo meio do povo tentando se esconder e ir embora para casa.
Jesus sentiu que houve um milagre, quis saber quem O tocou, ou antes, fazer conhecido o milagre. Como identificar quem o tocou com tanta gente ao seu lado?
A mulher foi obrigada a se identificar, contar toda a verdade sobre a sua doença e testemunhar publicamente do milagre recebido. Jesus fez questão do testemunho dela para mostrar à multidão o poder da fé em Jesus Cristo.
Não devemos esconder as bênçãos derramadas sobre nós por Deus através de Jesus Cristo. O testemunho fortalece a fé das pessoas enfraquecidas espiritualmente. O maior testemunho que um filho de Deus pode dar é a sua transformação, a mudança de vida, o seu tratamento para com o próximo.
Jesus poderia e pode realizar milagres mesmo que não haja fé por parte de uma pessoa, porém fica meio sem sentido alguém receber uma graça sem crer em Deus, em Jesus Cristo e no Espírito Santo. “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Mesmo assim, Jesus tem operado maravilhas, milagres nas vidas de muitas pessoas quando são apresentadas a Ele por um dos seus filhos e têm havido conversões.
Assim temos que interceder a Deus em favor das pessoas que sofrem, quer sejam filhos ou apenas criaturas de Deus.
Jesus ainda hoje continua fazendo milagres em nosso meio. Mas qual será o porque de não vermos mais o poder de Deus agir em nosso meio como os antigos viam?                                                                                              (Às vezes posso ser mal interpretado, pois o que quero dizer aqui não é que não vemos mais milagres, mas sim o porque de não vermos mais tantos milagres como antigamente)                                                                            È uma resposta simples é que as pessoas do mundo  atual não querem largar as mordomias desses dias que estamos vivendo dias que viver as circunstância do mundo e melhor mas    realmente há dois caminhos, porta larga e estreita, a Bíblia frequentemente usa esta figura de linguagem para ilustrar as escolhas que um ser humano pode fazer, sabe quanto olhamos para caminho largo e a porta larga nos perguntamos por que é assim, é deste jeito por que nestes locais passam muita gente, o caminho é largo por que tem que passar o bêbado que vai de um lado ao outro, o ladrão que esta com enorme carga no ombro, o mentiroso que encontra neste lugar muita gente para enganar e outros, o mesmo acontece com a porta larga, no entanto quanto olhamos para o caminho e a porta estreita vemos que não são muito procurados , não está pavimentada e por isso as vezes fere os pés , a porta é baixa e não podemos passar por ela de cabeça erguida , temos de ser humildes e abaixar a cabeça , mas em compensação a companhia é maravilhosa temos o Senhor Jesus ao nosso lado constantemente , caminhamos por caminhos onde os heróis da fé trilharam e no final teremos a coroa da Vida .
.
b) Curava a alma

João- Jesus mostrou para seu discípulo que não o amor e o carinho como os próximos, João que já teve coragem em sua trajetória de pedir para Jesus mandar fogo do céu, mas a frente vemos que ele usou várias vezes o termo meus filhinhos em suas cartas.

Tomé- Um homem incrédulo, um homem que não tinha convicção que Jesus era Deus pode ver Jesus ressuscitado e pode ver o contemplar Jesus com Suas mãos furadas.
E esse homem deixou para nós um grande lição que não devemos ter dúvida de quem é o nosso Senhor e a quem adoramos.

c) Curava o Espírito

 . Além de doente, a mulher era rejeitada por ser uma mulher pecadora e isso impedia o seu relacionamento com Deus.
Porém a sua fé fez com que Jesus resolvesse ambos os problemas ao dizer:

“Filha, a tua fé te salvou, vai-te em paz”. Note que ele não falou, “Filha, a tua fé te curou.”
Essa mulher foi curada física e espiritualmente. Apesar de ter sua saúde restaurada, um dia ela morreu e foi enterrada, mas apenas fisicamente. Porque ao ser curada, "salva", viverá eternamente, porque Jesus nos diz: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá." João 11:25
Minha oração é que sua fé em Jesus cure você fisicamente e, principalmente, espiritualmente.

                          Libertava os oprimidos

A libertação de Cristo é do pecado que traz junto um grande cargo sobre o homem, e hoje eu não qual é o cargo que muitas das vezes você traz nas costas mais uma coisa eu sei que Jesus hoje te oferece para tirar esses pesos das suas costas e entregar-los para o Senhor.
Jesus libertou aquele homem em Cafarnaum  que vivia em meio aos sepulcros, era considerado um bicho, mas quando Jesus chamou o Diabo se manifestou e Jesus mandou ele calar e assim sucedeu e Jesus libertou.
Aquele homem queria ir com Jesus, mas Jesus não deixou pois era para ele falar para seus familiares o que Jesus o fizera. E aquele homem se tornou um exemplo do poder de Jesus, e hoje nós somos a prova dos milagres de Deus então para todas as pessoas que você conhecem divulguem a palavra de Deus
Amém! Fiquem na paz do Senhor Jesus Tem um bom final de Semana!!