quinta-feira, 28 de abril de 2011

LIÇÃO 5-A tentação de Jesus


                     A tentação de Jesus
                                                                          Enfoque bíblico
                                                                         “Vigia e orai,
                                       Para que não entreis
                                                                   Em tentação.” Marcos 14.38(ARC)
Fique alerta
Aqui nessa lição desta semana,  vamos tratar de um assunto muito importante para vida dos jovens atuais, um assunto muita das vezes considerado duro difícil de falar mais que esta na nossa revista, e precisa ser tratado delicadamente, que é sobre as tentações na vida do jovem da atualidade.
Vejamos o exemplo que nossa lição nos traz, é sobre uma moça que trabalhava no banco e ela era crente. A 1ª coisa que eu vejo na vida dela é que ela não tinha o costume de orar, 2ª é que ela não mostrava testemunho de ser crente, pois ela mentia demais. E quantos jovens estão assim, não oram mais muitas das vezes falam orar isso para pessoas quadradas, mas eles não se lembram que os considerados quadrados que vão morar no céu nas mansões celestiais que Jesus foi preparar para nós.
E certo dia essa moça foi escrever o que havia ocorrido num dia de trabalho que como na sua vida já havia o costume de mentir, ela começou a escrever mentiras sobre seu dia de trabalho, foi ai que ela ouviu o Espírito Santo falar com ela que ela estava agindo errado, então ela foi para o banheiro e  começou a orar ao Senhor, foi ai que ela escreveu a verdade.
Ei meu querido leitor nessa hora quero de dar um conselho que está na própria bíblia nunca troque a verdade pela mentira, o Senhor não se alegra quando nós falamos mentira, mas se alegra quando falamos a verdade (não importando a quem doer), não importando as conseqüências porque José fez o que era justo a Deus foi parar na prisão, mas Deus o exaltou de tal forma,que foi o segundo do Egito como governador de todo o Egito acima de José era o faraó que ordenava, Deus exaltou a José imensamente que através dele salvo toda terra de um grande era de fome de sete anos e nesse período foi José, o menino que estava no poço, Jovem escravo e prisioneiro, mas agora governador de todo o Egito.
É assim que Deus quer fazer na sua vida, mas só basta você querer isso não só depende de DEUS, mas também de você querido leitor, tem hora em nossa vida que precisamos fugir da aparência do mal como nos diz a palavra de DEUS , “resistir ao diabo e ele fugira de vós”. Eu tenho um amigo que por agir correto em seu trabalho não aceitando propina para poder liberar um elemento que estava ilegal, ele foi até transferido para uma localidade mais longe de sua casa para trabalhar por que esta pessoa era irmão de alguém conhecido, mais ele sofreu? Sim, mais DEUS o exaltou para honra e glória de DEUS.

Palavra viva

Desde o cair do homem no jardim do Edém, o ser humano vem em um grande declínio espiritual, em todo o tempo Deus quis refazer uma aliança novamente com o ser humano, mas em todo o momento o homem voltava ao erro, foi ai então que Deus enviou vários profetas a terra nessa época. Mais não conseguiram ser 100% homem(que não tinha pecado),porque todos estes homens de DEUS não conseguiram alcançar o que DEUS queria,reatar a aliança perdida com o seu povo, foi então que Deus enviou seu filho amado aqui na terra para morrer na cruz, para que pudéssemos voltar a falar com Ele livremente. Mas algo que eu vejo que Jesus passou e passamos e a tentação, foi a parti da tentação que o homem caiu no jardim, e é na tentação que muitos jovens têm caído expl.: Tem caído nas drogas, na prostituição e muitos outros tipos de tentação que os jovens têm. Nós devemos seguir o caminho de nosso Mestre, nos somos sim pecadores, mas devemos alcançar a santidade, pois nosso Deus é santo. Quantas das vezes o diabo têm colocado manjares a frente dos jovens, eles têm caído muito das vezes com algo que parece que não tem nada há ver, mais que separam de DEUS, os jovens devem ter muitíssimo cuidado com os manjares que o diabo está a oferecer, fiquem atentos e hoje vamos estudar mais sobre isso.

Emoções a toda prova

Na luta do cristão contra o diabo, o principal campo de batalha é a tentação. O discípulo precisa vencer o inimigo superando as tentações. Não estamos sós, contudo. Jesus tornou-se um homem, foi tentado como somos, obteve a vitória, assim mostrando como nós podemos triunfar sobre Satanás (note Hebreus 2:17-18; 4:15). É essencial, portanto, que analisemos cuidadosamente de que forma Jesus venceu.
Embora Jesus foi tentado várias vezes, ele enfrentou um teste especialmente severo logo depois que foi batizado. Lucas recorda este evento (Lucas 4:1-13), mas seguiremos a história conforme Mateus a conta: "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome" (Mateus 4:1-2). Pelo fato que foi o Espírito que levou Jesus para o deserto mostra que Deus pretendia que Jesus fosse totalmente humano e sofresse tentação. Note estas três tentativas de Satanás para seduzir Jesus.

Primeira Tentação

A afirmação do diabo: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães" (4:3). O diabo é um mestre das coisas aparentemente lógicas. Jesus estava faminto; ele tinha poder para transformar as pedras em pão. O diabo simplesmente sugeriu que ele tirasse vantagem de seu privilégio especial para prover sua necessidade imediata.
As questões: Era verdade que Jesus necessitava de alimento para sobreviver. Mas a questão era como ele o obteria. Lembre-se de que foi Deus quem o conduziu a um deserto sem alimento. O diabo aconselhou Jesus a agir independentemente e encontrar seus próprios meios para suprir sua necessidade. Confiará ele em Deus ou se alimentará a seu próprio modo? Há  aqui, também, uma questão mais básica: Como Jesus usará suas aptidões? O grande poder que Jesus tinha seria usado como uma lâmpada de Aladim, para gratificar seus desejos pessoais? A tentação era ressaltar demais os privilégios de sua divindade e minimizar as responsabilidades de sua humanidade. E isto era crucial, porque o plano de Deus era que Jesus enfrentasse a tentação na área de sua humanidade, usando somente os recursos que todos nós temos a nossa disposição.
A resposta de Jesus: "Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (4:4). Em cada teste, Jesus se voltava para as Escrituras, usando um meio que nós também podemos empregar para superar a tentação. A passagem que ele citou foi a mais adequada naquela situação. No contexto, os israelitas tinham aprendido durante seus 40 anos no deserto que eles deveriam esperar e confiar no Senhor para conseguir alimento, e não tentar conceber seus próprios esquemas para se sustentarem.
Segunda Tentação

A afirmação do diabo: "Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra" (4:5-6). Jesus tinha replicado à tentação anterior dizendo que confiava em cada palavra do Senhor. Aqui Satanás está dizendo: "Bem, se confia tanto em Deus, então experimenta-o. Verifica o sistema e vê se ele realmente cuidará de ti." E ele confirmou a tentação com um trecho das Escrituras.
As questões: A questão é: Jesus confiará sem experimentar? Desde que Deus prometeu preservá-lo do perigo, é certo criar um perigo, só para ver se Deus realmente fará como disse?
A resposta de Jesus: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus" (4:7). A confiança verdadeira aceita a palavra de Deus e não necessita testá-la.

Terceira Tentação

A afirmação do diabo: "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou- lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" (4:8-9). Que tentação! O diabo deslumbrava com a torturante possibilidade de reinar sobre todos os reinos do mundo.
As questões: A questão aqui não era tanto a de Jesus tornar-se um rei (Deus já lhe tinha prometido isso Salmo 2:7-9; Gênesis 49:10), mas de como e quando. O Senhor prometeu o reinado ao Filho depois de seu sofrimento (Hebreus 2:9). O diabo ofereceu um atalho: a coroa sem a cruz. Era um compromisso. Ele poderia governar todos os reinos do mundo e entregá-los ao Pai. Mas, no processo, o reino se tornaria impuro. Então as questões são: Como Jesus se tornaria rei? Você pode usar um meio errado e, no fim, conseguir fazer o bem?
A resposta de Jesus: "Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto"(4:10). Nada é bom se é errado, se viola as Escrituras.
Ei querido leitor não sei qual, muitas das vezes é a tentação que você tem passado em sua vida, eu não sei qual a tentação, mais eu sei uma coisa quando tudo estiver difícil chame ao DEUS  TODO Poderoso, Ele vai te atender mesmo que pareça impossível resistir  a ela, algo que eu vejo sobre as tentações é, ela vem em todo o tempo, mas só caímos quando nós estamos doentes espiritualmente ou seja é naquele momento que nós paramos de ter nossa vida no altar do Senhor, deixamos de seguir o que nós aprendemos desde pequeninos, quando deixamos para traz os conselhos de nossa mãe e o ensinamento de nosso pai é ai que muitas das vezes a tentação vem e muitos jovens caem nas drogas na prostituição e em  varias outras tentação que nos aparece muitas das vezes boa trazendo uma vida boa para nossos olhos mais realmente aquilo só vai ir de pouco a pouco acabando com nossas vidas como a droga se você quiser saber mais sobre a droga, no nosso blog fala sobre essa praga, mas se nós estivermos com nosso coração dedicado ao Senhor, Ele vai nos dar força de resistir a tentação isto é quando nós guardamos nosso coração na presença dELE lembrarmos de tudo que nós aprendemos quando crianças quando nossos pais nos contavam histórias da bíblia e nos explica, as mensagens de pastores que já ouvimos ai sim nós vamos achar força em Deus para resistir a tentação, então no momento que a tentação aparecer na sua frente chame a Deus antes que você faça algo que irá se arrepender por toda a sua vida. Deus sempre vai te ajudar nos momentos mais difíceis de sua vida, só basta você chamar a Ele e ELE vai te ajudar. Por que querido o pecado traz marcas em nossa vida não queira ter as marcas do erro.E como um prego na parede, você pega passa uma massa no lugar onde estava o furo mais por baixo ele esta lá assim e o pecado.

                                                                    Audácia do inimigo

O diabo não é burro, mas inteligente, ele vem a nós em forma de tentação como  algo que parecer bom e muitas das vezes nos oferece aquilo que não e dele pois tudo que existe pertence ao nosso Deus, e segundo a bíblia nos somos filhos de Deus( todo aquele que aceita a CRISTO como seu SALVADOR) e então se tudo pertence a CRISTO também nos pertence.

       Vigiem e orem

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41"
Eis aí duas "dicas" muito importantes para aplicarmos em nossas vidas, no dia-a-dia: VIGIAR E ORAR. Somos tentados a todo instante, tanto da parte do Inimigo (1 Pe 5:8), do mundo (1 Jo 2:15 e 16) e da nossa própria natureza carnal que tende ao pecado (1 Co 10:13). Por isso devemos vigiar e orar sempre, para que não caiamos em tentação e venhamos ser reprovados aos olhos de Deus.
Nota: Tentação é: Biblicamente seria um convite ao pecado.
Outra passagem que liga-se a de Mateus é: (1 Tessalonicenses 5:21 e 22) que diz: "Examinai tudo. Retende o bem.  Abstende-vos de toda a aparência do mal." 
Eis aí três versículos que nos ensina muito no que diz respeito à tentação, que venhamos colocar nossas vidas de acordo com a Palavra de Deus.
Paulo nos diz orar sem cessa, ei querido como podemos fazer assim, mas nos temos que seguir este exemplo seja no trabalho , seja na escola, aonde formos temos que estar em oração, nos ligamos mais com as coisas de DEUS de que com as coisas deste mundo, quando oramos nos fortalecemos conhecemos mais o SENHOR, e como um amigo que sempre estamos em contato com ele,  assim e com DEUS em oração.
                                          A paz do SENHOR JESUS CRISTO.
Referencias: www.estudosdabiblia.net