Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

LIção 13- Jesus o grande vencedor


JESUS, O GRANDE VENCEDOR

ENFOQUE BÍBLICO

“Eu Sou Aquele que vive.
 Estive morto, mas agora
 estou vivo para todo 
o sempre. Tenho autoridade
 sobre a morte e 
sobre o mundo dos mortos”. 
Apocalipse 1.18

                                               Fique Alerta

Jesus sofreu na cruz por nossa causa. Ele sofreu provavelmente das nove horas da manhã até as três horas da tarde na sexta-feira, tendo então morrido, dizendo: “Pai, nas Tuas Mãos entrego o meu espírito”.
O Filho de Deus morreu mas ao terceiro dia ressuscitou. Jesus venceu a morte. Ele é o verdadeiro vencedor! Com Ele também venceremos. Esta lição é a ultima do trimestre. Ela e para vencedores.
Ela é para aqueles que estão em Cristo Jesus, pois em Cristo nós não somos vencedores, somos além disto, somos mais que vencedores nAquele que nos elegeu, nAquele que um dia se entrgou por nós ali no madeiro, então para leia e medite nas escrituras, pois se você estiver vivendo em conformidade com Cristo você é além que vencedor!

                                   PALAVRA VIVA

Você já avaliou a quanto sacrifício um atleta se submete para alcançar a vitória? A abstinência de certos alimentos, a dispensa de certos privilégios, e a execução de cansativos exercícios físicos, são alguns exemplos. Mas embora passe por certas privações, podem enfim colher os louros da vitória com muita alegria! Não foi diferente com o NOSSO SENHOR JESUS Ele passou grandes dificuldades, por uma grande prova que no jardim do Getsemani lhe custou grandes gotas de sangue, um sangue imaculado, sem mancha, tudo isso por causa da agonia do sofrimento que iria passar mais naquele instante imagino ELE olhando para mim e para você querido leitor, olhando para nós hoje aqui na presença de Deus podendo reconhecer o sacrifício imerecido, um sofrimento que era para nós  por causa do nosso pecado. Então vamos valorizar a nossa salvação, muitos não estão dando tanta importância, pois estão vivendo uma vida como se Cristo não fosse mais voltar para arrebatar a sua igreja.

                     PERSEGUIDO POR LIDERES RELIGIOSOS

Os lideres religiosos, movidos por uma enorme inveja, perseguiam Jesus. Os fariseus, “partido de uma das principais seitas rabínicas, eram ferrenhos perseguidores.
Hoje em dia, fariseu tornou-se sinônimo de orgulho e hipocrisia. E quantas das vezes em nossas igrejas os números de fariseu tem aumentado, que são diferentes do Apostolo Paulo, pregam o que não vivem, que exemplo e este para nossas igrejas, precisamos de pessoas que mostrem a todo momento que são servos do Senhor, Ezequiel no chamado dele de larga de ser sacerdote para profeta ele para ser profeta ele primeiramente teve que sentir em sua própria pessoa, por que a palavra primeiramente precisou falar em seu intimo, para depois falar aos judeus e ai então aos pagãos,tudo isso para não cometer hipocrisia. Precisamos de homens de Deus que falem o que realmente Deus manda e não para o seus proveitos.
                 
                    a)Príncipes dos sacerdotes e anciãos(Mt 21.45,46)

E os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas palavras, entenderam que falava deles;
E, pretendendo prendê-lo, recearam o povo, porquanto o tinham por profeta.
Jesus em nenhum momento de sua vida terrena deixou de falar a verdade, pois ELE e a verdade, e por causa disso muitos o perseguiam ainda mais quando Ele falou que os edificadores rejeitaram a Pedra de esquina, quem se destaca em meio a sociedade ( lógico na vida religiosa) e uma pessoa que com certeza ira ser perseguida pois muitos não gostam de ver a prosperidade dos outros ainda mais nas coisas de Deus. Podemos olhar até para José, um tipo de Cristo do antigo testamento, pois por causa de Deus o abençoa ele sofreu perseguição pois a palavra de DEUS diz que tudo o que José colocava a mão era abençoado.

                                               b)Os saduceus(Mt22.23,24)

Muitos dos saduceus eram sacerdotes.  Os Saduceus eram uma seita religiosa judaica que floresceram a partir de cerca de 200 aC até a queda de Jerusalém em 70 dC. Um grupo sacerdotal e aristocrático, o Saduceus devido ao seu poder político aliança com os romanos, que governou suas terras. Fariseus Eles opuseram-se ao "uso oral de Direito e realizada apenas para o Pentateuco (os cinco primeiros livros do Antigo Testamento).Elas igualmente com divergiam sobre os fariseus muitos dogmas teológico: por exemplo, elas não acreditam na ressurreição ea imortalidade da alma. Segundo o Novo Testamento, os Saduceus desempenhou um papel preponderante no julgamento e condenação de Jesus. Por causa disso Jesus os denominou de ignorantes das Escrituras, eles que achavam que conheciam demais, que eram sábios, na realidade não sabiam de nada de uma eternidade com Cristo na Gloria.

                                JESUS PREDISSE SUA MORTE

Jesus já havia avisado de sua morte duas vezes: em Cesareia de Felipe(Mt 16.21) e na cura do jovem lunático. Então, por uma terceira vez disse: “...Dizendo: Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios.(Mc 10.33) Jesus já estava ciente de todo o seu sofrimento assim com já falamos anteriormente, o profeta Isaias nos fala que como ovelha muda ele iria padecer o próprio rei Davi em um dos seus Salmos também expressam sobre o sofrimento de Cristo, mas Ele também sabia da grande vitoria sobre a morte, e melhor nós pensamos até bem antes quando o próprio Deus já havia dito estas palavras ao diabo que ele levaria Cristo a morte mais que Cristo iria pisar na cabeça de Satanás, e isto realmente aconteceu quando ELE ressuscitou dos mortos.

                                    O SOFRIMENTO DE JESUS

Avisado de que Herodes queria matá-Lo, Jesus lamentou; “...Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!” (Mt 23.37). Pois muitos profetas foram enviados antes mesmo do Senhor Jesus vir a essa terra mais eles não conseguiram ser totalmente homem(HOMEM SEM PECADO, QUE NÃO HOUVESSE FALHA) mais mesmo assim foram perseguidos e muitos deles até levados a morte, foi o caso da parábola do fazendeiro a qual Cristo falou, que os seus servos foram cobrar a divida, mais em alguns eles bateram outros mataram, então ele pensando que iriam respeitar o seu filho o enviou mais o mataram. Lucas disse que Jesus, ao chegar, viu a cidade, e chorou sobre ela, dizendo “ Ah! Jerusalém! Se hoje mesmo você soubesse o que é preciso para conseguir paz!(Mt 19.41,43) . A verdadeira paz e diferente do que o mundo prega, eles acham que e através de guerras para pode conquistar a paz, muitos pedem a paz, buscam a paz, mais na realidade muita das vezes não sabe onde encontrar a verdadeira paz que é só em CRISTO JESUS, podemos passar por alguns momentos difíceis, sim podemos, mais tendo tranqüilidade em meio a tempestade, que só CRISTO PODE DISPOR AO HOMEM.

                         JESUS E PRESO,CONDENADO E MORTO

Jesus tinha a consciência de que vencer os obstáculos fortifica a sua vitoria.Jesus como Deus Ele não precisava passar por tudo isso, mas por mim e por você Ele passou por tudo isto, para que nos tivéssemos livre acesso ao Pai e direito a Salvação através de Cristo.

                                a)Traição e prisão(Mt 26.47-56)

Jesus após uma longa e dolorosa oração no Getsêmani, olhou e viu alguns homens que vinham ao Seu encontro, e um dos seus discípulos (o qual também foi participante da ultima ceia) o beijou e o NOSSO SENHOR JESUS os perguntou: a quem procurais, após estas palavras os soldados caíram por terra, não suportaram de tanto poder, mais Cristo se entregou e ficou admirado por que a muitos dias estava no meio deles e eles não o prenderam, mais ali estavam todos os soldados armados como se fossem prender um criminoso, se ELE fosse um criminoso sabe qual seria o seu crime? Ter nos amado tanto assim afim de até mesmo sua vida no lugar da nossa, naquele momento Jesus até chamou Judas(o traidor) de amigo, mais Cristo não e hipócrita, ELE realmente amava a Judas e queria que até Judas se arrependesse do seu erro, mais Judas não teve coragem de pedi perdão ao MESTRE. Mas Cristo vai para a prisão não como um criminoso mas com um grande herói que estava dando a sua vida não por uma pessoa, mas por toda uma humanidade.

                                    b) Jesus perante o Sinédrio (Mc 26.57-58)

Em todos os Evangélicos mostram que todo o Conselho buscava a todo o momento um falso testemunho contra Jesus, para matar-Lo, pois o ministério de Jesus os despertava inveja. E assim é na vida do cristão, quando estamos prosperando sempre vai haver aqueles que vão tentar acabar com o nosso ministério, mas quando se isso estiver ocorrendo em sua vida não se desespere, pelo o contrario, a parti disso vocês saberão que estão fazendo o que Deus quer para sua vida, e sempre vai haver uma pedra no meio do caminho tentando te parar, mas não olhe para o tamanho da pedra, mas olhe o tamanho do seu Deus.         Mas Jesus permanecia calado, e perguntaram para Ele: “... Você é o Messias, o Filho de Deus Bendito?” Então Cristo respondeu: “... Sou e vocês verão Filho do Homem assentado do lado direito do Deus Todo Poderoso e descendo com as nuvens do Céu!” (Mc 14.62).  Então passaram a cuspir nEle, a esmurrá-Lo e esbofeteá-Lo dizendo:
“... Quem foi que  bateu em você?”

                            c) Jesus perante Pilatos (Mc 15. 1-20)

Na manhã seguinte levaram Jesus a Pilatos o acusando de varias maneiras possíveis, falavam que Ele era o rei dos judeus e não pagava imposto a Cesar e diante essas acusações Jesus continuava calado o que admirou a Pilatos, que o perguntou: “... Você é o rei dos judeus?...” E Jesus respondeu: ”...quem está dizendo isso  é o senhor...”
Pilatos em diante daquela situação podia liberta Jesus, mas preferiu ouvir a voz do povo que pedia para crucificar-Lo, então começou o sofrimento  de Jesus o cordeiro sendo levado ao matador sem murmurar. Cristo foi açoitado, vestido de púrpura, colocaram uma coroa de espinho em sua cabeça, o cordeiro sendo levado matador, cuspiram nEle, bateram em sua cabeça com cana e zombaram dEle se ajoelhando perante Ele: “...Viva  Rei do judeus!” E levaram o para ser crucificados.

                            d) A crucificação (Mt27. 33-56)

Um dos momentos mais marcantes na Bíblia a morte do nosso Mestre, sua crucificação de ladrão, ajudado por Simão Cireneu, um estrangeiro que carregou a cruz de Cristo até o Gólgota. Lá em meio a dois ladrões, podemos ver que até na cruz Cristo era diferente, um dos ladrões falou: se tu és mesmo o Cristo sai desta cruz livra a ti e a nós também. Mas imagino naquele momento a presença do Senhor vindo ao encontro do outro ladrão que reconhecendo a grandeza de Cristo disse: nós estamos aqui por que erramos por que fizemos algo digno de condenação, mas Este nada fez, Mestre lembra-Te de mim quando entrares no Teu Reino. E ali então eu posso ver Cristo regozijando de alegria ao ver aquele homem o aceitando, pois a bíblia diz: que vale mais uma alma do que todo o mundo. Aquele homem rejeitado pela sociedade, mas aceito por Cristo. Então após seis longas horas de sofrimento Ele ainda mesmo assim conseguia liberar o perdão em favor daqueles que queriam ver a sua morte, o amor de Cristo e maior do que tudo que se possa imaginar, então Cristo bradou ao Pai: “Meu Deus, Meu Deus por que Me desamparaste. Naquele momento Cristo via o Pai de Costas para ELE,  será que o Pai não ligava mais para ELE, não é isso, mas Cristo naquele momento levava todo o pecado do mundo pois Ele se fez pecado por nós, e entre Deus e o pecado não há conformidade. Então Cristo se entregou para a morte, você pode pensar como assim? Mas e isso mesmo, ELE falou está consumado, ELE praticamente falou vem morte me buscar, era meio dia e houve um grande terremoto sobre a terra e o sol não deu o seu brilho durante três horas, a natureza em si mostrando que o seu criador estava ali morto em uma cruz, e algo de interessante que vejo aqui, que Cristo não estava nem na terra nem no céu Ele estava pendurado mostrando para nós que ELE E O CAMINHO para nós alcançarmos a salvação.

                                                    e)  Sepultamento(Mt27.57-66)

José de Arimateia pediu o corpo de Jesus  e Pilatos lhe atendeu. E O COLOCARAM em um sepulcro novo onde ninguém havia ainda sepultado, colocaram uma pedra em sua entrada e os sacerdotes os poderosos mandaram ficar vigiando com receio de alguém roubar o corpo de Cristo.

                                                  Venceu a morte

Imagino que o inferno comemorando a morte de Cristo foi quando começaram a ouvir passos, uma luz começando a resplandecer. Imagino um deles falando o que é isso foi quando a luz entrou no inferno, que foi Jesus para pisar na cabeça da Serpente, mostrando que quando Deus promete Ele cumpri, pois ali estava se cumprindo a mais antiga do jardim do Edem, e Jesus pegou a chave do inferno da morte, hoje nem a própria chave de sua casa o diabo tem.
E nosso Mestre voltou a se apresentar aos seus discípulos  durante quarenta dias, depois subiu para a destra do Pai.
Mas algo de interessante que foi a mudança que houve quando Jesus ressuscitou, ouve um metamorfose pois o cordeiro indefeso se torna leão para defender aqueles que o aceitam como único Salvador, e Hoje ultima lição desse trimestre, e quem sabe você não aceitou a Jesus como seu Salvador, o que você acha de o adorar entregar sua vida em suas mãos.
Amém