Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lição 7 - Quem precisa de Amigos?


Quem precisa de amigos?
Enfoque Bíblico
“O amigo ama Sempre e na                                                                                                                                                                  desgraça ele se torna um irmão”
.Provérbios 17.17

             Fique alerta

A professora de literatura inglesa distribuiu algumas obras para os alunos estudarem. Carmem teve o privilégio de ler um dos poemas de Jonh Donne. Poeta, teólogo e pasto, Jonh Denne é o autor de uma das frases mais citadas quando o assunto é amizade que diz assim: “ Nenhum homem é uma Ilha cada um forma um continente”
Carmem, imediatamente começou anotar as idéias que teve após a leitura desse poema, pois concluiu, por meio da poesia, aquilo que outros professores já afirmavam, mas que até então não fazia muito sentido para ela. Compreendeu a razão a qual vivemos em sociedade e formamos grupos por afinidade.
 Muito bem, afirmou sua professora ao terminar de ler o texto de Carmem.
Essa menina pode compreender que não há possibilidade de vivermos sem nos comunicarmos, não há como viver fora de sociedade, mas sim temos que viver em sociedade, mas de uma maneira correta aos olhos de Deus. Não há como nós não termos amigos, mas temos que ser amigos das pessoas melhores que nós, pois quando nós caímos tem alguém para nós dar a mão e nós ajudarmos a prosseguimos, mas se for uma pessoa que vive em erro, em vez de nós reergueu vamos cair mais ainda. O Senhor não quer isso para sua vida, Ele não quer que você pereça, Ele fez o céu para todos, mas o inferno para o Diabo, mas Ele nos dá liberdade de escolha você pode escolher morar no céu sua eternidade ou no inferno. Todos querem habitar o céu, mas quantos querem mudar sua vida para habitar-ló, porque falar que é crente é fácil, mas mostrar para as pessoas que somos crentes sim é dificílimo. Mas temos que mostrar que mesmo com as dificuldades do dia a dia a como ter uma vida santificada ao Senhor, pois só os que se santificam vão morar lá no céu. Então vamos fazer a obra do Senhor o que nós podemos aqui na Terra.          

      Palavra viva

Você já pode ter reparado com as flores embelezam nosso mundo? Como o seu perfume é cheiroso? Como são? Elas têm um grande importância no nosso mundo, assim também são os amigos.
  Leopardo e cão mantêm amizade inusitada na África do Sul

Segundo dono, os dois animais estão sempre juntos.
'Aonde um vai, o outro vai atrás', disse Richard Brooker.
O leopardo chamado “Salati” e o cachorro da raça golden retriever “Tommy”
mantêm uma amizade inusitada em uma propriedade em Pretória, na África
do Sul. Segundo o proprietário Richard Brooker, de 23 anos, os dois
animais estão sempre juntos. "Aonde
um vai, o outro vai atrás", disse Brooker, que mantém em sua
propriedade de 750 hectares um programa para ajudar animais feridos ou
órfãos, como elefantes, leões e girafas. É o caso de "Salati", que era
órfão e foi entregue a Brooker por um veterinário local.


Para relatar a importância de termos um amigo; isto me chamou atenção; vimos
animais irracionais; de habitat diferente; mais com o mesmo propósito;
da AMIZADE ; não permitiu que
as indiferenças atrapalhasse a necessidade de ser é ter um amigo;
estarem juntos lado a lado; apoiando um ao outro . Em vários textos
bíblicos encontramos ensinamentos que nos mostram a importância de
termos um amigo.
Com um amigo em nosso lado teremos quem nos apóie em momentos que precisamos; quando cairmos teremos quem nos levante;
nos momentos difíceis teremos quem nos ajude; sabe aqueles dias que
você precisa ouvir um bom conselho? São para esses dias que é
necessário um amigo; pois "o que dá ouvidos ao conselho é
sábio''Provérbios 12.15
Eclesiastes 4:10 " Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do
que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
"
Aprendemos na sociologia que o homem é um ser grupal; foi criado para viver em
grupo; recebendo e dando afeto; carinho e amor; mais isto não foi o
homem que viu; e sim Deus que viu que não era bom que o homem vivesse
só; e lhe deu uma adjuntora; alguém para estar junto lado a lado;(Gn 2:18) e isso é característica do ser humano no meio social e comercial.
No ambiente de trabalho muito melhor é; ter alguém em nosso lado; pois a
produtividade e a recompensa é melhor a bíblia também nos mostra isso.
Eclesiastes 4: 9 "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho".
O que é um amigo ?
Amigo é aquele que compartilha e nos permitem compartilhar situações
diversas, pessoa fiel, leal e companheira; ouve e sabe ouvir; dar sem
interesse de receber.
Na Bíblia temos exemplos de vários amigos; I Samuel 15:17" E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava;
porque o amava com todo o amor da sua alma."
mais o verdadeiro amigo com todas essas características e muitas outras; é JESUS ; o mesmo disse em "João 15:15 "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Um verdadeiro amigo nunca desiste  do outro; JESUS não desiste de você.
Amigo é uma benção de Deus; não importe quem tem sido seu amigo; seja sua
mãe; seu pai; irmão; seu Próximo ou vizinho; enfim o importante é amá-lo,
pense nisso.
Provérbios 17:17 " Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão."

Amigo para todas as horas
Você sabe quem é seu amigo?
O verdadeiro amigo encontramos não nas horas de bonança quando tudo esta bem, o verdadeiro amigo o vemos conosco quando mais precisamos, nos momentos mais difíceis quando achamos que todos nos esqueceram ali o vemos ao nosso lado nos dando um ombro amigo uma palavra de conforto, uma palavra que nos anima a andar continua nossa jornada, nos mostra que apesar das ondas ao contrário ainda tem jeito
Amigo honesto
O verdadeiro amigo não é aquele que a todo tempo está elogiando você, mas aquele que o corrige, e, às vezes, até fere com seus conselhos duros e pesados. Querido leitor é muito mais fácil termos “amigos” que muitas vezes até trazem uma palavra agradável, mas que às vezes não é o que precisamos. Um bom amigo tanto exorta quanto incentiva, isto é, aquele que e capaz de trazer uma palavra a qual precisamos e ainda nos incentiva a continuarmos.
Há uma história a qual havia um rei que gostava muito de cantar, e ele resolveu chamar todo o seu povo, e queria saber a opinião deles, todos querendo agradar ao rei falavam que ele cantava muito bem, mas ao encontrar um que era verdadeiro amigo, este lhe falou a verdade, não temendo ser reprimido pelo rei, todos olharam para ele assustado, foi quando o rei falou que aquele era um verdadeiro amigo, pois por mais que doesse ao rei ele não queria ver o rei passar vergonha diante do seu povo. Se o seu desejo é ser um bom amigo, procure ser sincero e saiba, com muita prudência e respeito, aconselhar os outros acerca das atitudes e posições erradas que assumem. Mesmo que no momento você seja incompreendido; mais tarde seu amigo reconhecerá a sua sinceridade e preocupação: “Corrija uma pessoa, e no futuro ela apreciará isso mais do que se você a tivesse elogiado” (Pv 28. 23)

      “Amigo-da-Onça”

Você já ouviu falar na expressão amigo da onça? Talvez até você tenha um mas não saiba. “ Amigo da onça e um falso amigo. Quantas das vezes nos seres humanos padecemos por confiar em pessoas que se dizem amigas, mas na verdade só querem ver o teu mal, às vezes, elas parecem boa de se lidar, mas quando mal vira as costas estão falando mal de você. Você adolescente cristão principalmente deve vigiar com quem você anda, pois muitos se modificam para entrar em grupinhos, numa panelinha e se esquecem da sua conduta de vida, às vezes seus pais não sabem seu dia a dia, mas Deus está te vendo a todo momento estamos sobre os olhos de Deus e as pessoas estão olhando para você, pois quantas das vezes adolescentes cristãos estão sendo pior do que pessoas que não conhecem a palavra de Deus. Você não precisa larga a sua fé para ser amigo de alguém, pois os verdadeiros amigos nos aceitam como somos e você deve ter amizades sadias que não te façam cair no erro, mas quanto cair se apoiar nela. Mas enquanto pessoas estão querendo ver o teu mal o verdadeiro amigo está te chamando para confiar nEle, Ele só quer o seu bem, nome dEle é Jesus, Ele só está esperando você deixar Ele entrar na sua vida, Ele quer ver sua vida prosperar confie nele que Ele é o único amigo perfeito, por mas que as pessoas tentem ser seus amigos, nunca serão amigo perfeitos, mas Jesus é aceite Ele, Ele quer que você confie nEle.
Amém